Diretores de Cannes prometem maior transparência e igualdade

Os diretores do Festival de Cannes assinaram nesta segunda-feira (14) um compromisso por maior igualdade de gênero e transparência na realização do evento. A assinatura da carta aconteceu dois dias depois do protesto que reuniu 82 mulheres no tapete vermelho do festival, incluindo a presidente do júri, Cate Blanchett, e a cineasta belga Agnès Varda.

Saiba mais: Leia o discurso de Agnès Varda e Cate Blanchett – na íntegra e em português
Guia de Cannes: 
Veja os filmes dirigidos por mulheres que estão no festival
Leia também: Veja todas as mulheres que já presidiram o júri de Cannes

Durante o evento, o diretor artístico de Cannes, Thierry Fremaux, chamou a atenção para o fato de que três homens estavam assinando o documento – além dele, o diretor da Quinzena dos Realizadores, Paolo Moretti, e o da Semana da Crítica, Charles Tesson. O presidente do festival, Pierre Lescure, estava na plateia. “Vamos nos engajar mais”, disse Fremaux.

Blanchett elogiou a participação do diretor artístico de Cannes. “Estamos felizes que Thierry Fremaux seja um apoiador. Se ele não dissesse ‘sim’ à esta carta, se não dissesse ‘sim’ [ao protesto] nas escadas, não estaríamos aqui”, afirmou. “Se ele é parte do problema, também é parte da solução.”

No documento, o festival se compromete a desempenhar três ações principais: oferecer estatísticas relativas a gênero, sobretudo no que diz respeito aos filmes inscritos; garantir transparência sobre os integrantes dos comitês de seleção e programação; e ter paridade de gênero no corpo executivo. A carta foi criada pelo grupo francês 5050×2020, que também organizou o protesto de sábado (12), e pode ser lida na íntegra online.

O número de manifestantes do protesto de sábado não foi aleatório: desde a primeira edição de Cannes, apenas 82 filmes dirigidos por mulheres foram selecionados para a competição principal, conta 1.645 filmes dirigidos por homens. Em 2018, há três longas de diretoras entre os 21 títulos que competem pela Palma de Ouro.

Via Hollywood Reporter

Deixe um comentário

Top