Mulheres críticas de cinema do Brasil formam o coletivo Elviras

Mais de 60 críticas e acadêmicas brasileiras se uniram para criar o Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, grupo que tem representantes em todas as regiões do País.

Uma das primeiras atividades do coletivo acontece nesta segunda-feira (23), como parte da programação da Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). Três integrantes (Ivonete Pinto, Flávia Guerra e Camila Vieira) participam do debate “Mulheres na Crítica: Cenário Brasileiro”, que será realizado às 14h30 no Centro Cultural SESI Minas – Yves Alves (Rua Direita, 168).

O coletivo busca combater a desigualdade de gênero no universo da crítica, no qual homens têm preferência e maior espaço em grandes veículos, júris de festivais e associações profissionais. O nome Elviras é uma homenagem à Elvira Gama, que escreveu sobre imagem e movimento na coluna “Kinetoscópio”, veiculada pelo Jornal do Brasil entre 1894 e 1895.

As atividades previstas pelo coletivo incluem troca de experiências entre as participantes, discussões sobre a produção audiovisual no Brasil e no exterior, além da distribuição e criação de material para aprimoramento profissional. O público pode acompanhar o coletivo no Facebook, no Twitter e no Instagram.

* Luísa Pécora, criadora do Mulher no Cinema, integra o Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema

Deixe um comentário

Top