Cicely Tyson será a primeira mulher negra a ganhar Oscar honorário

A atriz americana Cicely Tyson será homenageada com um Oscar honorário, que celebra “contribuição excepcional às ciências e artes cinematográficas”. Segundo a revista Essence, ela será a primeira mulher negra a receber esta estatueta.

Nascida em Nova York em 1924 e criada no bairro do Harlem, Tyson começou sua carreira como modelo e atriz de teatro, atuando em peças dentro e fora do circuito da Broadway. Depois de papéis pequenos em filmes e séries de televisão, chamou a atenção de público e crítica como Portia no longa Por que tem de ser assim? (1968).

Sua atuação em Lágrimas de Esperança (1972) rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz. Outros trabalhos conhecidos são os filmes The River Niger (1976), Tomates Verdes Fritos (1991), Diário de uma Louca (2005), Histórias Cruzadas (2011), A Sombra do Inimigo (2012) e A Melhor Escolha (2017).

O prêmio será entregue em uma cerimônia em novembro. Na mesma ocasião, Kathleen Kennedy e seu parceiro Frank Marshall receberão o prêmio Irving G. Thalberg, que celebra produtores.

Deixe um comentário

Top