Atrizes levam “Time’s Up” ao Bafta, mas prêmios ficam para homens

Três Anúncios para um Crime foi o grande vencedor do British Academy Film Awards, ou Bafta, conhecido como o Oscar do cinema britânico. Realizada neste domingo (18), a premiação foi uma espécie de reedição do Globo de Ouro, com atrizes levando o Time’s Up para o tapete vermelho e homens ganhando os principais troféus.

Leia também: 7 momentos em que as mulheres brilharam no Globo de Ouro
Saiba mais: Artistas lançam Time’s Up, plano de ação contra assédio sexual

Nas últimas semanas, artistas como Emma Watson, Gemma Arterton e Tessa Thompson se dedicaram a mostrar que o movimento contra o assédio também é prioridade na indústria cinematográfica britânica. Além de coordenarem o protesto no tapete vermelho, quase 200 atrizes assinaram uma carta aberta, publicada neste domingo no jornal The Observer, exigindo ambientes de trabalho seguro em todas as profissões.

O texto foi produzido em conjunto com ativistas e organizações a favor dos direitos das mulheres, que publicaram uma segunda carta, destacando casos de abuso e desigualdade no Reino Unido. Os dois grupos se uniram na criação do Fundo de Justiça e Igualdade, que vai financiar projetos ligados ao tema (doações podem ser feitas online).

As bem-vindas iniciativas não tinham como impedir que a premiação fosse dominada pelos homens. A baixa representação feminina, aliás, já era realidade nas indicações: nenhuma mulher concorria na categoria de direção e nenhum longa de diretora disputava os prêmios de melhor filme e melhor filme britânico (ambos vencidos por Três Anúncios para um Crime).

No total, apenas dois filmes dirigidos por mulheres foram premiados. Poles Apart, de Paloma Baeza, levou curta de animação; e I Am Not A Witch ganhou na categoria melhor filme de estreia de artista britânico, num reconhecimento do trabalho da diretora e roteirista Rungano Nyoni e da produtora Emily Morgan.

Veja a lista com todas as mulheres premiadas no Bafta 2018:

Melhor atriz
Frances McDormand, por Três Anúncios para um Crime

Melhor atriz coadjuvante
Allison Janney, por Eu, Tonya

Melhor filme de estreia
I Am Not A Witch, dirigido e escrito por Rungano Nyoni e produzido Emily Morgan

Melhor cabelo e maquiagem
Ivana Primorac e Lucy Sibbick, por O Destino de uma Nação (com David Malinowski e Kazuhiro Tsuji)

Melhor curta de animação 
Poles Apart, de Paloma Baeza


Foto do topo: Dave J. Hogan/Getty

Deixe um comentário

Top