Após Harvey Weinstein, Roman Polanski e Bill Cosby são expulsos da Academia

Condenados por abuso sexual, o diretor Roman Polanski e o ator Bill Cosby foram expulsos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela entrega do Oscar. A decisão foi tomada pelo conselho diretor em votação na terça-feira (1º) e anunciada nesta quinta-feira (3), em comunicado.

Entenda: Como o caso Harvey Weinstein escancarou o assédio em Hollywood

Na semana passada, Cosby foi condenado por crime de abuso sexual por um júri da Pensilvânia. O comediante de 80 anos foi considerado culpado de ter drogado e estuprado Andrea Constand em 2004. Constand é uma entre dezenas de mulheres que fizeram acusações semelhantes contra ele. Polanski deixou os Estados Unidos em 1978 após ser condenado pelo estupro de uma menina de 13 anos, do qual se declarou culpado. Em 2003 ganhou o Oscar de direção por O Pianista, mas não compareceu à cerimônia para evitar ser preso.

A expulsão de ambos acontece meses de a Academia ter feito o mesmo com o produtor Harvey Weinstein. Em setembro, o jornal New York Times e a revista New Yorker revelaram décadas de acusações de assédio e abuso sexual contra o produtor, muitas delas mantidas em segredo graças a acordos judiciais e à pressão contra vítimas, funcionários e jornalistas.

As acusações contra Weinstein deram início a uma série de denúncias contra outros profissionais do cinema, incluindo o executivo da Amazon Studios Roy Price, executivo da Amazon Studios; os produtores Chris Savino e Andrew Kreisberg; o diretor Brett Ratner; e o ator Kevin Spacey, entre outros. O próprio presidente da Academia, John Bailey, foi acusado de assédio no início deste ano, mas uma investigação interna arquivou o caso e o manteve no cargo.

As expulsões também acontecem em meio à atuação do movimento contra o assédio #MeToo e do grupo Time’s Up, formado por mais de 300 mulheres que trabalham na indústria cinematográfica.

One thought on “Após Harvey Weinstein, Roman Polanski e Bill Cosby são expulsos da Academia

  1. ô notícia MARAVILHOSA! vai logo, cambada! e que os outros infelizes sigam o mesmo caminho!!!!

Deixe um comentário

Top