Angela Schanelec ganha prêmio de direção em Berlim

A alemã Angela Schanelec ganhou o prêmio de direção na edição deste ano do Festival de Berlim, encerrada neste sábado (16). Ela foi premiada pelo longa I Was at Home, But, um dos sete filmes dirigidos por mulheres na competição principal, um recorde na história do evento.

Leia também: Quem é Mariette Rissenbeek, a nova diretora-executiva da Berlinale?

Em I Was at Home, But, um estudante de 13 anos reaparece após uma semana de sumiço. Este evento leva a mãe e os professores do garoto a questionarem o modo como veem o mundo. 

Outra cineasta alemã, Nora Fingscheidt, ganhou o Alfred Bauer Prize, entregue a “filmes que abrem novas perspectivas na arte cinematográfica”. Ela dirigiu System Crasher, sobre uma menina de nove anos que passa de um lar adotivo para outro enquanto tenta voltar a viver com a mãe.

Exibido na Mostra Geração 14+, o documentário Espero Tua (Re)volta, da brasileira Eliza Capai, venceu o Prêmio da Anistia Internacional, dado ao filme que melhor aborda questões relacionadas aos Direitos Humanos, e o Prêmio da Paz, que reconhece longas com mensagem de paz. Espero Tua (Re)volta conta a história de três jovens que participaram de ocupações nas escolas de São Paulo em 2015.

A partir de 2020, pela primeira vez uma mulher vai comandar o Festival de Berlim. A holandesa Mariette Rissenbeek vai atuar como diretora executiva do evento, enquanto a direção artística será do jornalista italiano Carlo Chatrian. Veja a lista completa de vencedores de 2019 aqui


Foto: Christoph Soeder/APA/AFP

Deixe um comentário

Top