Agnès Varda receberá Oscar pelo conjunto da obra

A diretora e roteirista Agnès Varda será homenageada com um Oscar pelo conjunto da obra. Ela está entre os quatro artistas que receberão o prêmio honorário, que celebra “contribuição excepcional às ciências e artes cinematográficas”, em uma cerimônia que será realizada em novembro em Los Angeles.

Nascida em 1928 na Bélgica, a cineasta escreveu e dirigiu seu primeiro longa-metragem, La Pointe Courte, em 1955. O filme foi considerado por muitos críticos como um dos que inspiraram o movimento conhecido como nouvelle vague, que marcou o cinema produzido na França no fim dos anos 1950 e na década de 1960.

Em mais de 60 anos de carreira, Agnès Varda dirigiu curtas e longas de ficção e documentário, incluindo Cléo das 5 às 7 (1962), As Duas Faces da Felicidade (1965), Uma Canta, a Outra Não (1977), Sem Teto Nem Lei (1985), Os Catadores e Eu (2000) e As Praias de Agnès (2008), entre outros. Seu trabalho mais recente, o documentário Visages, villages, foi ovacionado na mais recente edição do Festival de Cannes.

Agnès é a única mulher a receber o Oscar honorário neste ano. Os demais homenageados serão o ator canadense Donald Sutherland, o roteirista e diretor americano Charles Burnett e o diretor de fotografia americano Owen Roizman.

Deixe um comentário

Top