5 filmes para ver na mostra de cinema brasileiro do Cinusp

A participação feminina no audiovisual é um dos temas da mostra “Novíssimo Cinema Brasileiro”, que ocorre de 22 de fevereiro a 13 de março no Cinusp, em São Paulo.

Além da exibição de 17 filmes, a mostra promoverá alguns eventos. No dia 25/02, a diretora Marina Person conversa com o público sobre o filme Califórnia; em 29/02, após a sessão de Loucas Pra Casar, haverá um debate entre as pesquisadoras Ilana Feldman e Esther Hamburguer; em 02/03 a montadora Jordana Berg fala sobre a experiência de trabalhar no longa Últimas Conversas; e em 10/03 é a vez da cineasta Anna Muylaert apresentar Que Horas Ela Volta?.

As sessões têm entrada franca e acontecem tanto no Cinusp Paulo Emílio (Rua do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária) quanto na Sala USP Maria Antônia (Rua Maria Antônia, 294).

Selecionamos cinco filmes dirigidos por mulheres que estão na programação. Confira os horários das sessões no site oficial.


Califórnia“Califórnia”
O ano é 1984 e a adolescente Estela sonha em viajar para a Califórnia para encontrar seu tio e grande herói, Carlos. No entanto, é ele quem volta ao Brasil: magro, fraco e doente. Primeiro longa-metragem de ficção da diretora Marina Person.


Cativas - Presas pelo Coração“Cativas – Presas pelo Coração”
Documentário que acompanha a vida de mulheres livres que têm relacionamentos com presidiários. É fruto de uma pesquisa de 12 anos de Joana Nin, que atua como diretora, produtora e roteirista.


Olmo e a Gaivota“Olmo e a Gaivota”
Olivia descobre estar grávida enquanto se prepara para estrelar a peça “A Gaivota”, de Anton Tchekov. Durante os ensaios, a linha entre o que é ficção e o que é realidade fica cada vez menos clara. Direção de Petra Costa e Lea Glob.


Que Horas Ela Volta?“Que Horas Ela Volta?”
Regina Casé interpreta Val, uma mulher que deixou a filha em Pernambuco para trabalhar como babá em São Paulo. Treze anos depois, a menina (Camila Márdila) vai visitar a mãe e cria tensão na casa dos patrões. Direção de Anna Muylaert.


O Touro“O Touro”
Uma jovem portuguesa chega a Ilha de Lençóis, no Nordeste do Brasil, onde vivem os descendentes do rei dom Sebastião, que desapareceu no século 16. De Larissa Figueiredo.

Deixe um comentário

Top