Mulheres no Oscar: veja as indicadas ao prêmio de animação

Aquecendo os motores para o Oscar 2018, que ocorre em 4 de março, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais femininas indicadas em cada uma das categorias.

Oscar 2018: Veja a lista com todas as mulheres indicadas ao prêmio deste ano
Saiba mais: Conheça sete mulheres que já fizeram história no Oscar 2018

Já falamos sobre as mulheres que disputam melhor filmeatriz, atriz coadjuvantedireçãoroteiro adaptadoroteiro originaldireção de fotografiaediçãodireção de artefigurinocabelo e maquiagem e mixagem de som. Agora a categoria é melhor animação, na qual são premiados os produtores dos filmes.

Neste ano, há quatro mulheres entre os 11 indivíduos que disputam o prêmio. Dos cinco filmes indicados, quatro têm uma produtora e dois foram dirigidos por mulheres. Saiba mais:


Darla K. Anderson, por A Vida É uma Festa
A produtora americana estou design ambiental antes de fazer carreira no audiovisual. Trabalha na Pixar desde 1993 e concorre ao Oscar pela segunda vez, depois de ter disputado o troféu de melhor filme com Toy Story 3 (2010). Neste ano, divide a indicação com o diretor e produtor Leen Unkrich. Outros trabalhos incluem Vida de Inseto (1998), Monstros S.A. (2001) e Carros (2006). Também integra o conselho diretor do Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos.


Dorota Kobiela, por Com Amor, Van Gogh
Além de produtora, Kobiela é codiretora do filme e divide a primeira indicação ao Oscar com Ivan Mactaggart e o também diretor Hugh Welchman. Nascida na Polônia em 1978, estudou na Academia de Belas Artes de Varsóvia e foi premiada por seu trabalho como pintora antes de se dedicar à animação e estudar cinema. Outros trabalhos incluem The Letter (2004), Mr. Bear (2005), Chopin’s Drawings (2011) e Little Postman (2011).


Nora Twomey, por The Breadwinner
Também diretora do filme, concorre ao Oscar pela primeira vez e divide a indicação com Anthony Leo. Nasceu na Irlanda em 1971 e estudou animação no Ballyfermot College, em Dublin. É uma das sócias do estúdio de animação irlandês Cartoon Saloon, fundado em 1998. Como diretora, realizou os curtas From Darkness (2002) e Cúilín Dualach (2004), além do longa Uma Viagem ao Mundo das Fábulas (2009), realizado em parceria com Tomm Moore.


Ramsey Ann Naito, por O Poderoso Chefinho
Nascida em Nova York, é filha de uma pintora e um autor de haiku. Estudou no Instituto de Artes da Califórnia e começou na animação após receber um convite para trabalhar como assistente de produção na série Duckman: Private Dick/Family Man, em 1996. Trabalhou no Cartoon Network e na Blue Sky antes de entrar para a DreamWorks. Outros trabalhos incluem Bob Esponja: O Filme (2004), O Lança-Fogo (2010) e Level Up (2011). Esta é sua primeira indicação ao Oscar.


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

* Até 4 de março, Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2018. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

Deixe um comentário

Top