Mulheres no Oscar: saiba mais sobre as atrizes indicadas

Aquecendo os motores para o Oscar 2016, que ocorre em 28 de fevereiro, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil das profissionais femininas indicadas em cada categoria.

Já falamos sobre as mulheres que produziram os indicados ao prêmio principal, melhor filme. Neste post, veja quem disputa os troféus de melhor atriz e atriz coadjuvante.

Melhor atriz

Brie LarsonBrie Larson, por “O Quarto de Jack”
Engana-se quem pensa que ela é novata em Hollywood: a americana de 26 anos tem mais de 40 trabalhos no currículo. Começou a carreira fazendo esquetes de comédia no programa “The Tonight Show with Jay Leno” e em 2001 conseguiu um papel recorrente na série “Raising Dad”. No cinema, integrou o elenco de filmes como “Os Heróis do Pedaço”, “Scott Pilgrim Contra o Mundo”, “Anjos da Lei” e “Temporário 12”. Também é cantora, tendo lançado o álbum “Finally Out of P.E.” em 2005, e diretora de dois curtas. Em “O Quarto de Jack” interpreta Joy, uma mulher mantida em cativeiro com o filho durante cinco anos. Esta é sua primeira indicação ao Oscar.

Captura de Tela 2016-02-16 às 16.27.10Cate Blanchett, por “Carol”
Duas vezes ganhadora da estatueta (por “O Aviador”, em 2005, e “Blue Jasmine”, em 2014), foi indicada a outras quatro, por “Elizabeth”, “Notas sobre um Escândalo”, “Não Estou Lá” e “Elizabeth: A Era de Ouro”. A atriz de 46 anos nasceu na Austrália e começou a carreira no teatro (mais tarde, entre 2008 e 2013, foi diretora artística da Companhia de Teatro de Sidney). Estreou no cinema no início dos anos 1990 e não demorou a ganhar fama internacional, protagonizando longas como “Oscar e Lucinda” e “Elizabeth”. Outros filmes marcantes são “O Senhor dos Anéis”, “Babel” e “Cinderela”. Em “Carol”, ambientado nos anos 1950, interpreta uma socialite casada que se apaixona por outra mulher.

Charlotte RamplingCharlotte Rampling, por “45 Anos”
É surpreendente que esta seja a primeira indicação da consagrada atriz inglesa de 70 anos, que tem mais de 100 trabalhos no currículo – em inglês, francês e italiano. Começou a carreira como modelo e estreou no cinema nos anos 1960, atuando principalmente em produções europeias como “Os Deuses Malditos”, de Luchino Visconti, e “O Porteiro da Noite”, de Liliana Cavani. Também fez “Zardoz”, “O Último dos Valentões”, “O Veredicto”, “Viva la Vie”, “Max, Meu Amor”, “Sob a Areia” e “Swimming Pool”. Em 2002, gravou o disco “As a Woman”. Em “45 Anos”, interpreta uma mulher cujo casamento é abalado pela notícia de que o corpo do primeiro amor de seu marido foi encontrado.

Jennifer LawrenceJennifer Lawrence, por
“Joy – O Nome do Sucesso”

Com apenas 25 anos, a atriz americana já disputa seu quarto Oscar: ela também foi indicada por “Inverno da Alma”, “Trapaça” e “O Lado Bom da Vida”, levando a estatueta por este último, em 2013. Começou a carreira na televisão, participando de programas como “Monk”, “Medium” e “The Bill Engvall Show”. Conseguiu papéis importantes em duas franquias de sucesso: Mystique, em “X-Men”; e Katniss Everdeen, em “Jogos Vorazes”. Outros trabalhos incluem “Um Novo Despertar” e “Serena”. Neste ano, concorre pelo papel de Joy Mangano, mãe solteira que virou empresária de sucesso ao inventar um esfregão chamado Miracle Mop.

Saoirse RonanSaoirse Ronan, por “Brooklin”
A mais nova entre as indicadas tem apenas 21 anos. Nascida em Nova York, foi criada na Irlanda, país natal de seus pais, onde começou a carreira de atriz. Aos 12 anos conseguiu um dos principais papéis do filme “Desejo e Reparação”, trabalho que impressionou os críticos e lhe rendeu uma indicação ao Oscar. Também atuou em filmes como “Cidade das Sombras”, “Um Olhar do Paraíso”, “Hanna”, “Caminho da Liberdade”, “A Hospedeira” e “O Grande Hotel Budapeste”. Em “Brooklin”, interpreta Eilis, uma jovem imigrante irlandesa nos Estados Unidos dos anos 1950 que se sente divida entre voltar para casa ou seguir sua nova vida em Nova York.

Atriz coadjuvante

Alicia VikanderAlicia Vikander, por
“A Garota Dinamarquesa”

A atriz sueca de 27 anos teve um ano e tanto: além de conseguir a primeira indicação ao Oscar pelo papel de Gerda Wegener (mulher de Lily Elbe, a primeira pessoa a passar por cirurgia de redesignação sexual), também foi muito elogiada pelo trabalho em “Ex-Machina: Instinto Artificial”. Dançarina, estudou na prestigiada Royal Swedish Ballet School antes de se dedicar à carreira de atriz. Começou trabalhando em séries e curtas suecos e, depois, em filmes como “O Amante da Rainha” e “Anna Karenina”. Também atuou em “O Quinto Poder”, “Juventudes Roubadas”, “Sangue Jovem”, “O Sétimo Filho” e “O Agente da U.N.C.L.E.”

Jennifer Jason LeighJennifer Jason Leigh, por
“Os Oito Odiados”

Americana, 54 anos, está na sua primeira indicação ao Oscar. Começou a carreira nos anos 1970 e na década seguinte ganhou fama com a personagem Stacy Hamilton de “Picardias Estudantis”. Atuou em filmes como “Short Cuts – Cenas da Vida”, “Na Roda da Fortuna”, “O Círculo do Vício”, “Estrada para a Perdição”, “Palindromes” e “Margot e o Casamento”, além de ter um papel recorrente na série “Weeds”. Em 2001 estreou na direção com “Aniversário de Casamento”, parceria com Alan Cumming. Concorre ao Oscar pelo papel de Daisy Domergue, uma criminosa capturada por um caçador de recompensas.

Captura de Tela 2016-02-16 às 17.34.50Kate Winslet, por “Steve Jobs”
A inglesa de 40 anos é uma verdadeira veterana do Oscar. Antes da atual indicação (pelo papel de Joanna Hoffman, braço direito do fundador da Apple), ela disputou a estatueta por “Razão e Sensibilidade”, “Titanic”, “Iris”, “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”, “Pecados Íntimos” e “O Leitor” – ganhou com este último, em 2009. Estudou interpretação a partir dos 11 anos e trabalhou no teatro e na TV antes de estrear no cinema nos anos 1990, com “Almas Gêmeas”. Outros trabalhos incluem “A Vida de David Gale”, “Em Busca da Terra do Nunca”, “Foi Apenas um Sonho”, “Refém da Paixão” e “A Vingança Está na Moda”.

Rachel McAdamsRachel McAdams, por “Spotlight – Segredos Revelados”
Nascida no Canadá, a atriz de 37 anos disputa o Oscar pela primeira vez – pelo papel de Sacha Pfeiffer, uma das jornalistas do “Boston Globe” que escancarou um escândalo de pedofilia na Igreja. McAdams estudou teatro na Universidade de York e deu início à carreira em filmes e programas de televisão canadenses. Virou sensação em Hollywood depois de atuar nos sucessos “Garotas Malvadas” e “Diário de Uma Paixão”. Outros trabalhos incluem “Voo Noturno”, “Te Amarei Para Sempre”, “Meia-Noite em Paris” e “O Homem Mais Procurado”. Também participou da segunda temporada de “True Detective”.

Rooney MaraRooney Mara, por “Carol”
Aos 30 anos, a americana está na segunda indicação ao Oscar – em 2012, disputou a estatueta de atriz coadjuvante por “Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres”. Fez alguns trabalhos para a TV e chamou a atenção de Hollywood com seu desempenho no filme “Os Segredos de Tanner Hall” (2009). Desde então, participou de longas como “A Hora do Pesadelo”, “A Rede Social”, “Terapia de Risco”, “Ela” e “Trash – A Esperança Vem do Lixo”, entre outros. Em “Carol”, interpreta uma vendedora que se apaixona por uma mulher casada na Nova York dos anos 1950. É irmã mais nova da também atriz Kate Mara, a Zoe de “House of Cards”.

Top