Mulheres no Oscar: Conheça as indicadas ao prêmio na categoria de canção original

Aquecendo os motores para o Oscar 2019, que ocorre em 24 de fevereiro, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais femininas indicadas em cada uma das categorias.

Oscar 2019: Confira a lista completa com todas as mulheres indicadas
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de direção

Leia também: Os longas dirigidos por mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme
Apoie: Colabore mensalmente com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Já falamos sobre as mulheres indicadas a melhor filmeatrizatriz coadjuvanteroteiro adaptadoroteiro originalfilme estrangeiroanimaçãodocumentáriodesign de produçãofigurinocabelo e maquiagemedição de som e mixagem de som. A categoria da vez é canção original, e quatro das cinco músicas indicadas têm ao menos uma mulher no time de compositores. No total, há quatro mulheres entre os 13 indivíduos que disputam o prêmio. Abaixo, saiba mais sobre elas e ouça a playlist criada pela equipe da Fuzz Soluções Musicais com músicas que têm mulheres nos vocais e já concorrem ao Oscar de canção original.

Conheça as indicadas ao Oscar de canção original:

Diane Warren, por “I’ll Fight”, do filme RBG
Disputou o prêmio mais nove vezes, inclusive em 2018, por canções de Manequim (1987), Íntimo e Pessoal (1996), Con Air (1997), Armageddon (1998), Música do Coração (1999), Pearl Harbor (2001), Nos Bastidores da Fama (2014), The Hunting Ground (2015) e Marshall (2017). A americana foi gravada por Whitney Houston, Beyoncé, Aretha Franklin, Celine Dion e Jennifer Hudson, intérprete de “I’ll Fight”.

Gillian Welch, por “When A Cowboy Trades His Spurs For Wings”, do filme A Balada de Buster Scruggs
Cantora e compositora americana, divide com o frequente parceiro David Rawlings a primeira indicação ao Oscar pela música interpretada por Willie Watson e Tim Blake Nelson (ouça). Compôs duas músicas e foi produtora associada da trilha sonora do filme E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000), que ganhou o Grammy de melhor álbum do ano.

Lady Gaga, por “Shallow”, do filme Nasce uma Estrela
Stefani Joanne Angelina Germanotta nasceu nos EUA e vendeu mais de 28 milhões de discos. Neste ano, concorre pela segunda vez a canção original e pela primeira como atriz, também por Nasce uma Estrela. É a segunda pessoa na história a disputar as duas categorias na mesma noite, depois de Mary J. Blige. Interpreta “Shallow” com Bradley Cooper e divide a indicação com Mark Ronson, Anthony Rossomando e Andrew Wyatt.

Solana Rowe, por “All the Stars”, do filme Pantera Negra
Conhecida como SZA, a americana lançou o primeiro EP independente em 2012 e, cinco anos depois, o primeiro álbum de estúdio, Ctrl. Por este trabalho, recebeu cinco indicações ao Grammy, incluindo artista revelação. Além de ser intérprete de “All The Stars”, também é uma das autoras da letra. Divide a primeira indicação ao Oscar com Kendrick Lamar, Mark “Sounwave” Spears e Anthony “Top Dawg” Tiffith.


Ouça a playlist criada pela Fuzz Soluções Musicais:
* e siga o Mulher no Cinema no Spotify! *


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2019 até 24/02. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

*

Mais sobre as indicações ao Oscar 2019:
Yalitza Aparicio é primeira latino-americana indicada a melhor atriz em 14 anos
+
 Hannah Beachler é primeira mulher negra a disputar Oscar de design de produção

+ Primeira mulher a dirigir curta da Pixar, Domee Shi está concorrendo ao Oscar
Nadine Labaki vai disputar Oscar de filme estrangeiro com Cafarnaum
Nenhum dos oito indicados a melhor filme foi dirigido por uma mulher
Apenas homens disputarão o Oscar 2019 de melhor direção

Deixe um comentário

Top