Mulheres no Oscar: as indicadas ao prêmio de direção de arte

Aquecendo os motores para o Oscar 2018, que ocorre em 4 de março, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais femininas indicadas em cada uma das categorias.

Oscar 2018: Veja a lista com todas as mulheres indicadas ao prêmio deste ano
Saiba mais: Conheça sete mulheres que já fizeram história no Oscar 2018

Já falamos sobre as mulheres que disputam melhor filmeatriz, atriz coadjuvantedireçãoroteiro adaptadoroteiro originaldireção de fotografia e edição. Agora a categoria é direção de arte, na qual três dos cinco filmes indicados têm ao menos uma mulher na equipe. Mas há uma dobradinha: Katie Spencer e Sarah Greenwood concorrem duas vezes por trabalhos diferentes que fizeram juntas. No total, há três mulheres entre os nove indivíduos na disputa. Saiba mais:


Alessandra Querzola, por Blade Runner 2049
Italiana, estudou na Academia de Belas Artes de Veneza e começou a carreira nos anos 1980. Concorre ao Oscar pela primeira vez pelo trabalho como decoradora de set, dividindo a indicação com o designer de produção Dennis Gassner. Tem no currículo filmes como O Legionário (1998), Cartas para Julieta (2010), Vingadores: Era de Ultron (2015), O Agente da U.N.C.L.E. (2015), Ben-Hur (2016) e filmes da franquia James Bond: Quantum of Solace (2008) e Operação Skyfall (2012).


Katie Spencer, por A Bela e a Fera O Destino de uma Nação
Decoradora de set britânica, começou a carreira no teatro e trabalhou na BBC antes de estrear no cinema com A Governanta (1998). Tem uma parceria de mais de 20 anos com a designer de produção Sarah Greenwood (leia abaixo), com quem divide as duas indicações ao Oscar deste ano, além de outras quatro durante a carreira, por Orgulho e Preconceito (2005), Desejo e Reparação (2007), Sherlock Holmes (2009) e Anna Karenina (2012).


Sarah Greenwood, por A Bela e a Fera O Destino de uma Nação
Designer de produção britânica, estudou na Faculdade de Artes de Wimbledon e trabalhou no teatro e na rede BBC, antes de fazer a passagem para o cinema. Seu primeiro longa de ficção foi Keep the Aspidistra Flying (1997). Divide as seis indicações ao Oscar da carreira com Katie Spencer (leia acima). Outros trabalhos da dupla incluem O Solista (2009), Hanna (2011) e Nosso Fiel Traidor (2016). O próximo é Bride of Frankestein, ainda sem previsão de estreia.


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

* Até 4 de março, Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2018. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

Deixe um comentário

Top