Mulheres no Oscar: Conheça as indicadas ao prêmio de design de produção

Aquecendo os motores para o Oscar 2019, que ocorre em 24 de fevereiro, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais femininas indicadas em cada uma das categorias.

Oscar 2019: Confira a lista completa com todas as mulheres indicadas
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de direção

Leia também: Os longas dirigidos por mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme
Apoie: Colabore mensalmente com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Já falamos sobre as mulheres indicadas a melhor filmeatriz, atriz coadjuvante, roteiro adaptado, roteiro original, filme estrangeiro, animação e documentário. A categoria da vez é design de produção, na qual quatro dos filmes indicados têm ao menos uma mulher na equipe indicada. No total, há cinco mulheres entre os dez indivíduos que disputam o prêmio, e todas elas concorrem pela primeira vez.

Veja as indicadas ao Oscar de design de produção: 

Alice Felton, por A Favorita
Disputa o Oscar pela primeira vez ao lado de Fiona Crombie (veja abaixo), de quem se tornou grande amiga após trabalharem juntas em Macbeth: Ambição e Guerra (2015). Crombie é a designer de produção e Felton, a decoradora de sets. Trabalhando na área desde 2001, tem no currículo séries como Murphy’s Law (2005) e The Last Enemy (2008), além de filmes como A Festa (2017) e Venom (2018). Vive em Londres.

Bárbara Enríquez, por Roma
Nasceu na Argentina e, após o golpe de 1976, mudou-se com a família para o México. Em cerca de 20 anos de carreira, trabalhou como designer de produção ou diretora de arte em filmes como El Premio (2011), O Monstro de Mil Cabeças (2015) e Eu Sonho em Outro Idioma (2017), além da série Diablero (2018). Em Roma, desempenhou a função de decoradora de sets. Divide a primeira indicação ao Oscar com Eugenio Caballero.

Fiona Crombie, por A Favorita
Nasceu na Austrália e vive em Londres, bem perto de Alice Felton (veja acima), com quem divide esta primeira indicação ao Oscar. Formou-se em Design de Produção em 1998 e trabalhou durante muito tempo no teatro antes de passar para o cinema e a TV. Seus trabalhos incluem Macbeth: Ambição e Guerra (2015), Conspiração e Poder (2016), Maria Madalena (2018) e a primeira temporada de Top of the Lake (2013).

Hannah Beachler, por Pantera Negra
Primeira mulher negra a disputar o Oscar nesta categoria, a designer de produção americana divide a indicação com o decorador de sets Jay Hart. Beachler estudou moda, mas sempre se interessou por cinema. Colaborou com o diretor de Pantera Negra, Ryan Coogler, em Creed: Nascido para Lutar (2015) e Fruitvale Station (2013). Outros trabalhos incluem Moonlight (2016) e o especial Lemonade (2016), de Beyoncé.

Kathy Lucas, por O Primeiro Homem
Concorrendo ao Oscar pela primeira vez, a decoradora de sets divide a indicação com o designer de produção Nathan Crowley. Começou a trabalhar no cinema no início da década de 1990 e é responsável pelos cenários de filmes como Legalmente Loira (2001), Plano de Voo (2005), Foxcatcher (2014), Detroit em Rebelião (2017) e dois longas da franquia Divergente: Insurgente (2015) e Convergente (2016).


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2019 até 24/02. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

*

Mais sobre as indicações ao Oscar 2019:
Yalitza Aparicio é primeira latino-americana indicada a melhor atriz em 14 anos
+
 Hannah Beachler é primeira mulher negra a disputar Oscar de design de produção

+ Primeira mulher a dirigir curta da Pixar, Domee Shi está concorrendo ao Oscar
Nadine Labaki vai disputar Oscar de filme estrangeiro com Cafarnaum
Nenhum dos oito indicados a melhor filme foi dirigido por uma mulher
Apenas homens disputarão o Oscar 2019 de melhor direção

Deixe um comentário

Top