Conheça a única mulher indicada ao Oscar de melhor animação

Aquecendo os motores para o Oscar 2019, que ocorre em 24 de fevereiro, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais femininas indicadas em cada uma das categorias.

Oscar 2019: Confira a lista completa com todas as mulheres indicadas
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de direção

Leia também: Os longas dirigidos por mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme
Apoie: Colabore mensalmente com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Já falamos sobre as mulheres indicadas a melhor filmeatriz, atriz coadjuvante, roteiro adaptado, roteiro original e filme estrangeiro. A categoria da vez é animação, e entre os cinco filmes concorrentes não há nenhum dirigido por mulher (eram três entre os 25 inscritos, mas não foram selecionados). O prêmio é entregue aos produtores e há apenas uma mulher entre os 17 indivíduos na disputa: Nicole Paradis Grindle, por Os Incríveis 2.

Nascida nos Estados Unidos, Grindle começou a carreira nos anos 1980 e sempre se dedicou especialmente à animação. Foi assistente de produção em Uma Cilada para Roger Rabbit (1988) e produtora da série Liquid Television e do telefilme A Wish that Changed Christmas, ambos exibidos em 1991.

Seu trabalho está muito ligado à Pixar, tendo desempenhado diferentes cargos de gerência em vários filmes do estúdio de animação, incluindo Vida de Inseto (1998), Monstros S.A. (2001), Os Incríveis (2004) e Ratatouille (2007). Como produtora associada, fez Toy Story 3 (2010) e Universidade Monstros (2013).

Um projeto bastante importante em sua carreira foi a produção do curta-metragem de animação Os Heróis de Sanjay, dirigido por Sanjay Patel, que rendeu à dupla uma indicação ao Oscar. O filme fez sucesso ao contar a história de um garoto indiano que tem dificuldade de se identificar com a religião do pai. Fã de desenhos animados, ele começa a imaginar os deuses hindus como super-heróis.

Em Os Incríveis 2 ela passou para o cargo de produtora e trabalhou de perto com o diretor e roteirista Brad Bird. A continuação da franquia envolveu uma troca de papéis entre Bob e Helen Parr: ele fica em casa com as crianças e ela vai salvar o mundo. Veja, abaixo, uma entrevista com Grindle sobre o longa (em inglês):


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2019 até 24/02. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

*

Mais sobre as indicações ao Oscar 2019:
Yalitza Aparicio é primeira latino-americana indicada a melhor atriz em 14 anos
+
 Hannah Beachler é primeira mulher negra a disputar Oscar de design de produção

+ Primeira mulher a dirigir curta da Pixar, Domee Shi está concorrendo ao Oscar
Nadine Labaki vai disputar Oscar de filme estrangeiro com Cafarnaum
Nenhum dos oito indicados a melhor filme foi dirigido por uma mulher
Apenas homens disputarão o Oscar 2019 de melhor direção

Deixe um comentário

Top