
Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que podem ser vistos no streaming, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, Max, Itaú Cultural Play, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.
Saiba mais: Apoie o Mulher no Cinema e acesse conteúdos exclusivos
A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros e nacionalidades para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação tenha posteriormente deixado o catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja dicas do que assistir no streaming em julho:
*
“Durval Discos”
[Brasil, 2002]
Disponível na Itaú Cultural Play
Um vendedor de uma loja de discos que mora com a mãe contrata uma empregada. Dois dias depois, ela desaparece e deixa para trás a filha de cinco anos, Kiki. Dirigido por Anna Muylaert.
“E a Mulher Criou Hollywood”
[Et la femme creá Hollywood, França, 2015]
Disponível no Sesc Digital
Documentário que resgata a trajetória de cineastas como Alice Guy-Blaché (1873-1968), Lois Weber (1879-1939) e Dorothy Arzner (1897-1979), além de outras mulheres que foram pioneiras na indústria cinematográfica mundial. Dirigido por Julia Kuperberg e Clara Kuperberg.
“Girls State”
[EUA, 2024]
Disponível no AppleTV+
Em 2020, Amanda McBaine e Jesse Moss lançaram Boys State, documentário que retratava uma edição de um programa, realizado anualmente em todos os estados americanos, no qual estudantes do Ensino Médio passam uma semana em um acampamento que simula o sistema eleitoral do país. Em Girls State, a dupla retrata a versão feminina do programa, acompanhando a realização de uma edição no estado de Missouri.
“Minha Contribuição”
[Mi Aporte, Cuba, 1969]
Disponível na FILMICCA
A diretora Sara Gómez (1942-1974) discute o papel das mulheres na sociedade cubana pós-Revolução, colocando o foco na integração da população feminina na força de trabalho. Para fazer este retrato, entrevista e promove discussões entre mulheres que falam sobre realização profissional, a resistência do machismo e as dificuldades de conciliar carreira, maternidade e vida doméstica.
“Tendaberry”
[EUA, 2024]
Disponível na MUBI
Dakota é uma jovem que divide um apartamento com o namorado no sul do Brooklyn, em Nova York. Quando ele tem de voltar para a Ucrânia, seu país de origem, Dakota precisa enfrentar um caminho incerto sozinha. Leia a entrevista com a diretora Haley Elizabeth Andersono e saiba mais sobre o papel da música no filme: