Mostra no Rio de Janeiro exibe filmes brasileiros dirigidos por mulheres negras

Adelia Sampaio, Danddara, Lilian Solá Santiago, Carol Rodrigues, Yasmin Thainá, Juliana Vicente, Renata Martins e Sabrina Fidalgo são algumas das cineastas que terão trabalhos exibidos na mostra Diretoras Negras do Cinema Brasileiro, que fica em cartaz de 5 a 17 de dezembro na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

A programação inclui 46 filmes, incluindo Amor Maldito (1984), de Adelia Sampaio, o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher negra no Brasil; os curtas Cores e Botas (2010), de Juliana Vicente, e Graffiti (2008), de Lilian Solá Santiago; e o média Rainha (2016), de Sabrina Fidalgo.

Também serão realizados dois debates. No dia 7, às 19h, a mesa “O percurso das diretoras negras no cinema brasileiro” terá como debatedoras as cineastas Adelia Sampaio e Sabrina Fidalgo, com mediação da curadora Kênia Freitas.

Já no dia 14, também à 19h, a mesa “Perspectivas e transformações: a mulher negra no cinema nacional”, contará com a presença das diretoras Janaína Oliveira e Yasmin Thayná, com mediação do curador Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida. Ambos os eventos têm entrada gratuita.

Mais informações na página da Caixa Cultural.


Mostra Diretoras Negras do Cinema Brasileiro
Data:
 5 a 17 de dezembro
Local: Caixa Cultural do Rio de Janeiro (Av. Almirante Barroso, 25, Centro).
Entrada: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia) para os filmes, gratuita para os debates.
Informações: site da Caixa Cultural

Deixe um comentário

Top