Cinema lésbico de Barbara Hammer é tema de mostra no Rio

Mais de 20 filmes estão na programação da mostra Barbara Hammer – Um cinema experimental lésbico, que ocorre de 18 a 30 de abril na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Esta é a primeira retrospectiva da obra da cineasta americana no Brasil.

Hammer, 77 anos, é referência no cinema queer. A diretora, que é homossexual, ficou conhecida internacionalmente por filmes que retratam a cultura lésbica e são marcados por experimentações narrativas.

A programação da mostra inclui produções de diferentes fases da obra da cineasta, incluindo curtas do início da carreira, como Dyketatics (1973); documentários premiados como Nitrate Kisses (1992) e The Female Closet (1998); e seu longa-metragem mais recente, Welcome to this House (2015), que foi parcialmente filmado no Brasil.

A mostra também conta com debates que terão entrada franca. No dia 18, às 19h, a mesa “Arte e ativismos Lés-Bi-Cuier” recebe a cineasta Pri Bertucci, a escritora Amara Moira e a poeta Tatiana Nascimento, além da curadora e mediadora Juliana Pamplona. No dia 27, às 19h10, a mesa “Olhares sobre o Cinema de Barbara Hammer” terá a presença da crítica Camila Vieira da Silva, das cineastas Susana Costa Amaral e Érica Sarmet, e da curadora e mediadora Marina Pessanha.

Mais informações e a programação completa no site da Caixa Cultural.


Barbara Hammer – um cinema experimental lésbico
Data:
18 a 30 de abril
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro (Av. Almirante Barroso, 25 – Rio de Janeiro/RJ)
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)
Informações: (21) 3980-3815 e no site da Caixa Cultural

Deixe um comentário

Top